Cristina Dolia de Sousa Neto Gomes
Nascida a 2 de Agosto de 1953 na Freguesia de Meixomil, concelho de Paços de Ferreira e residente desde tenra idade em Penamaior.
Professora do Ensino Básico, formada pela escola do Magistério Primário do Porto em 1974 e Licenciada no mesmo grau de ensino com a especialização na área de Língua Portuguesa, pela Universidade Aberta, em 2000.
Durante os últimos cinco anos, as actividades lectivas foram substituídas pela coordenação e dinamização da Biblioteca Escolar de Penamaior, cargo exercido após uma especial formação realizada na FEUP (Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto) no âmbito do programa Foco.
Colaboradora do jornal local "A Gazeta" onde publicou várias obras de pesquisa oral sobre os costumes e tradições da terra e alguns contos.
Estava na situação de jubilada por motivos de doença o que lhe permitia uma maior dedicação ao mundo das artes. De repente, quando ninguém esperava, a Cristina foi surpreendida pela morte, a 24 de Outubro, ainda este livro estava em preparação.